Resenha: Caixa de Pássaros

images

Hoje vou falar um pouco do livro Caixa de Pássaros: não abra os olhos, romance de estreia de Josh Malerman (que além de escritor é músico). A leitura foi muito rápida. Eu não conseguia parar de ler, porque o livro te deixa ansioso para saber o que vai acontecer em todos os momentos, te surpreendendo na maioria das vezes.  

A narrativa é bem diferente, mas não é cansativa. O autor alterna entre passado e presente, então muitas informações só são reveladas em momentos oportunos. Eu, por exemplo, fiquei criando várias teorias sobre alguns acontecimentos, mas quando li… foi além de tudo que eu poderia imaginar. Eu fiquei meio que “NÃO BRINCA!?”. 

Ele alterna momentos calmos e momentos muito tensos, o que faz a escrita ser aterrorizante. Em alguns momentos parece que você vai “sufocar” na leitura. E o fato de nunca se revelar o que era o “monstro”, o que causou aquele surto. Eu fiquei tentando desvendar por muito tempo. 

Pelo fato de envolver o desconhecido, o livro se torna ainda mais amedrontador. Se fosse você, se isso acontecesse hoje, qual seria sua atitude? Tudo se torna ainda mais dramático quando você se coloca no lugar da protagonista que se vê grávida e sozinha, lutando contra algo que ela não sabe o que é.  

Tiveram algumas cenas que me causaram “sensações ruins”, algumas vezes eu até parei a leitura (mas depois não aguentei e continuei). Eu tentava imaginar e bem… tenho arrepios só de pensar. São cenas fortes.  

Eu recomendo o livro para quem gosta de terror psicológico. Agora para quem gosta de finais bem esclarecidos, reveladores, onde todas as perguntas são respondidas… meu conselho é: não leia, porque você pode até mesmo se decepcionar com o final. Confesso que eu fiquei um pouco angustiada, para mim o fim ficou um pouco vago. Eu jurava que teria uma continuação (posso ter esperanças, né!?). No entanto, esse final pode ser justamente a proposta do autor: nunca ter um fim definitivo. Provavelmente, ele quis nos deixar ainda mais angustiados. 

Agora, você sabe da melhor? Quem comprou os direitos do livro para produzir um filme com essa trama? Sim, meus amigos, a Netflix. Já podem preparar seus corações, porque vem coisa boa por aí.  

E não se esqueça: aconteça o que acontecer – não abra os olhos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s