Girl power- Garotas na politica

Politica, todo mundo tem alguma opinião sobre esse assunto atualmente, seja sobre esquerda, direita ou conservadorismo e liberalismo, só um assunto tem ficado de lado ultimamente, a pouca participação das mulheres  na politica brasileira. Ocupamos o 154º lugar entre 193 países em participação feminina, muito baixo não? Países como Ruanda e Bolívia batem o nosso número.

Somente 30% dos nossos representantes em Brasília são mulheres, sendo que a população brasileira feminina ultrapassa os 50%.

A tímida representação feminina no Poder Legislativo se mantém inalterada mesmo depois da aprovação da Lei Eleitoral 9.100, promulgada em 1995, segundo a qual 20% dos postos deveriam ser ocupados pelas mulheres.

Não é meio injusto que homens com mais de 50 anos de idade ( idade da maior parte dos políticos eleitos ) decidam o leis ,e dessa o forma o futuro de milhares de jovens do país?

Uma desculpa muito usada é de que garotas e politica juntas não são uma boa combinação. Aqui vão alguns exemplos que contradizem essa informação:

images

A paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos é ganhadora do Nobel da Paz de 2014.A jovem se tornou conhecida ao mundo após ser baleada na cabeça por talibãs ao sair da escola, quando tinhas 15 anos.Ela escreveu um blog  chamado “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, no qual falava sobre sua paixão pelos estudos e as dificuldades enfrentadas no Paquistão sob domínio do talibã.

Por se rebelar e querer estudar, ela sofreu um ataque e levou um tiro, o qual por pouco não sobreviveu.Hoje em dia luta pelos direitos das mulheres pelo estudo e contra o regime do talibã.

margaret_thatcher_cropped1.png

 

 

 

Margareth Thatcher, em 1979, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha. Foi a precursora do neoliberalismo e seu governo durou 11 anos.

 

 

images (2)

 

 

 

 

Angela MerkelAngela Merkel assumiu a chancelaria da República Federal da Alemanha em novembro de 2005 e é lembrada como uma das mulheres mais poderosas do mundo.

Todas as mulheres são bem diferentes, e todas foram/são extremamente importantes para a politica mundial, então por que aqui no Brasil nos também não podemos ter politicas fortes no poder?

Não tem importa se você é apenas uma garota, a Malala com 15 anos na época conseguiu literalmente parar o mundo.Por que nos não podemos tentar mudar o país , que está um caos,para melhor ?

7 comentários sobre “Girl power- Garotas na politica

  1. Ana Cecília disse:

    Interessante seria que desde o inicio ensinássemos nossa nova geração de mulheres a serem ativas politicamente, se despertássemos e incentivássemos umas as outras a de toda forma possível mudarmos o mundo. Interessante matéria! Ótima reflexão!

    Curtir

  2. Tatiana Aponte disse:

    Nossa, este assunto rende,hein?
    Eu acho que sim, é muito injusto que tenham mais homem que mulheres, mas nosso país é muuuito novo democráticamente e, pra piorar, mto corrupto.
    Assim, qndo mulheres entram em cargos representativos, se não fizerem o jogo dos velhos caciques, não conseguem fazer nada. Não acho que existam exceções, estamos em uma crise política mto séria, pois tudo que são falcatruas estão vindo a tona. Sem partidarismos, nós tinhamos uma representante no poder que era uma mulher, mas ela foi retirada do governo no ano passado,né? E a foto mais emblemática naquela época foi a mudança que fizeram nos ministérios. No governo dela tinham várias mulheres secretárias e até ministras, hj em dia não temos nenhuma mais….its so sad.
    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s